
Desde 2004 a ICCyber promove intercâmbio entre profissionais do governo e entidades privadas, nacionais e internacionais, contribuíndo com informações e contatos valiosos para uma sociedade mais segura, principalmente no meio cibernético.
Num ambiente virtual como o que vivemos atualmente, em que a Internet é parte integrante da vida diária da sociedade e a legislação para os crimes cibernéticos ainda é incipiente, surge a necessidade de promover conferências internacionais e outros eventos para a discussão dos crimes cibernéticos.
O número de denúncias cresce na mesma proporção que o número de acessos à Internet. São denúncias contra o tráfego de imagens de pedofilia, crimes contra o sigilo, integridade, disponibilidade dos dados e sistemas, infrações à propriedade intelectual e fraudes de cartões de crédito, bem como muitos outros.
Para combater crimes cibernéticos é necessário uma legislação moderna e específica, bem como um maior rigor na aplicação da lei. A cooperação internacional para o combate é imprescindível para se levar a bom termo a persecução criminal dessa modalidade de ilícitos. A ICCyber propicia maior aproximação entre as polícias Federal e Estaduais do Brasil, bem como entre as polícias dos muitos países e entidades privadas que sempre estão presentes no evento.